Registo de algumas análises, farpas e aforismos no Facebook de José Adelino Maltez

17
Abr 11

17 de Abril de 2011

Entre o erro plenamente assumido por Fernando Nobre e o erro que podemos cometer na negociação política com os credores, a partir da próxima semana, prefiro que não se cometa o segundo. E bem gostaria que o PCP mudasse o discurso silogístico, impondo as suas condições para adesão a um acordo de regime. Nem que seja um acordo quanto aos limites do desacordo.

9221Gosto ·  · Partilhar

 

José Adelino Maltez

17 de Abril de 2011

Sócrates não fez purgas internas. Alegristas, soaristas, guterristas, ferristas e seguros perceberam que Sócrates pode passar, mas o PS tem de continuar. Até no eventual governo gestor das condições que os credores nos impuserem. Apesar de tudo, é boa notícia para a democracia.

79Gosto ·  · Partilhar

 

José Adelino Maltez

17 de Abril de 2011

A engenharia das listas dos candidatos ao arco da governação mostra menos renovação do que continuidade. Nobre reconheceu ter causado celeuma e assumiu erros. Para poder comunicar a mensagem alegórica do carro atolado, com muitos treinadores de bancada dando palpites. Permitiu que os críticos laranjas considerassem ultrapassado o equívoco. E reafirmou a identidade de esquerda. Continua no jogo, não foi eliminado.

107Gosto ·  · Partilhar

 

José Adelino Maltez

17 de Abril de 2011

Basílio Horta como cabeça de lista do PS, confirma-se. Uma justa homenagem a uma certa alta da primavera marcelista, uma anterior aposta do PS, tanto através da candidatura autárquica do ministro das corporações Silva Pinto, como pelo recurso a Veiga Simão. E a colaboração dada pelo antigo secretário-geral do CDS desde Sousa Franco e a antiga e justa amizade com Ferro Rodrigues apenas reforçam a aposta de ambos.

310Gosto ·  · Partilhar

 

José Adelino Maltez

17 de Abril de 2011

A partidocracia continua a ter medo de cometer erros. E não foi apenas o reflexo condicionado Nobre. Os partidos já reconheceram a autoclausura reprodutiva. E temem as negas. Por isso se refugiam no conservadorismo do que está. E sabem, experimentalmente falando, que os investimentos se farão mais na aposta dos novos governantes. Parlamento aproxima-se do solar dos barrigas de 1895. Falta uma Segunda Câmara.

110Gosto ·  · Partilhar

 

José Adelino Maltez

17 de Abril de 2011

Vamos ser francos: a soma das listas PS, PSD, CDS, PCP e BE, em termos de meritocracia, são inferiores ao simples abaixo assinado dos notáveis, os chamados 47, da democracia antiga. Por outras palavras, mesmo as elites do situacionismo não foram convidadas, ou recusaram. Vou mais pela primeira alternativa.

17Gosto ·  · Partilhar

 

José Adelino Maltez

17 de Abril de 2011

PS na defensiva. Seguro fica. O resto dos cabeças de listas coincide, em novidades, com o ministerialismo, os respectivos ajudantes e um importante director-geral. A marca de água do situacionismo vigente equivale ao carisma. Com um pequeno toque de Comte, a "révolution d'en haut". A clarificação pode não ser lá muito luminosa. Quanto mais baço, mais propaganda.

108Gosto ·  · Partilhar

 

José Adelino Maltez

17 de Abril de 2011

Por outras palavras, o poder não está no parlamento nem nos deputados. Está nos directórios partidários que o definem e os escolhem. Lenine chamava à coisa centralismo partidário. Coisa equivalente ao modelo weberiano da era pré-racionalismo normativo. Os fiéis continuam a ter o primado sobre os competentes. É a chamada legitimidade feudal, face aos fragmentários chefes de bandos.

113Gosto ·  · Partilhar

 

José Adelino Maltez

17 de Abril de 2011

Hoje, os fraccionários da cidade, os que nem sequer têm dimensão de dissidentes, vão voltar a ser os velhos censores, não dos que fixam a lista dos cidadãos, mas dos que estabelecem a lista parlamentar da classe política, distrito a distrito, onde metem meia dúzia de independentes, as cerejas que aparecem no bolo do costume. Hoje não é domingo de ramos, é domingo de listas!

513Gosto ·  · Partilhar

 

José Adelino Maltez

17 de Abril de 2011

Depois dos programas religiosos, passamos agora, nas televisões, à religiosidade secular ocupada pelas seitas que vão destruindo as crenças cívicas. Um dos pastores, que estando no púlpito, apenas zurze sobre os pastores adversários, para mobilizar suas ovelhas, vai palrando em teleponta. Desligo.

112Gosto ·  · Partilhar

 

José Adelino Maltez

17 de Abril de 2011

Gostei de rever um rapaz da minha idade, o Padre Vaz Pinto. Conheci-o, de Cernache, Coimbra, quando eu já não era católico, em conversas com o Padre Felgueiras, o de Timor. Era correspondente do Expresso em Coimbra e "motard", contando-me das experiências que tivera na Polónia e na Cuba dos comunistas. Foi boa a vacina da verdade. Julgo que estamos na mesma. À procura.

8Gosto ·  · Partilhar

 

José Adelino Maltez

17 de Abril de 2011

Acordei a ver programas religiosos na RTP2. Primeiro, os evangélicos, bons. Depois, o CUPAV dos meus amigos jesuítas, óptimos. Um pouco de espírito faz-nos homens. Sobretudo, no dia seguinte a uma tarde de hospital, por causa de um susto que não passou disso mesmo, mas graças a análises e aparelhos, determinou-se que a causa não era do meu já velho susto. E lá volto ao espírito e à luta, mas de ideias.

3938Gosto ·  · Partilhar

 

José Adelino Maltez

17 de Abril de 2011

Havia uma grande corrupção, na verdade, mas muito menos devorismo do que cepticismo

Fixem este nome: António Maria Pereira Carrilho (1835-1903). Foi o inventor da Caixa Geral de Depósitos, enquanto director-geral da contabilidade pública. Um desses burocratas que deixou nome nas ruas de Lisboa e que, depois da bancarrota d...

publicado por José Adelino Maltez às 22:04

Abril 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Biografia
Bem mais de meio século de vida; quarenta e dois anos de universidade pública portuguesa; outros tantos de escrita pública no combate de ideias; professor há mais de trinta e cinco e tal; expulso da universidade como estudante; processado como catedrático pelo exercício da palavra em jornais e blogues. Ainda espera que neste reino por cumprir se restaure a república
Invocação
Como dizia mestre Herculano, ao definir o essencial de um liberal: "Há uma cousa em que supponho que ate os meus mais entranhaveis inimigos me fazem justiça; e é que não costumo calar nem attenuar as proprias opiniões onde e quando, por dever moral ou juridico, tenho de manifestá-las"......
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO