Registo de algumas análises, farpas e aforismos no Facebook de José Adelino Maltez

29
Jul 11

Passos diz que não há caso Bairrão que apenas foi dado como putativo, palavra equívoca que tem a ver como o que é susceptível de anulação, mas que, entretanto produz efeitos até à efetivação da anulação. Há quem diga que "putare" é só "pensar". Muitos outros se lembra da deusa romana da agricultura que presidia aos actos da poda.

 

O meu velho professor de direito romano, padre Sebastião Cruz, ilustre catedrático, que, num texto latino para publicação, usava várias vezes o verbo "puto, putas, putare", viu um diligente revisor substituir o equívoco por "mulher de mau porte". Com a explicação: "ainda por cima, com o senhor, ilustre sacerdote"!

 

Barraca vi-o eu dar na Estação de Santa Apolónia, quando, depois de o tratarem mal no PREC, ele decidiu imprecar directamente contra um ilustre político da altura, debruçando-se da janela com aquela adjectivação do vernáculo minhoto: "senhor professor, senhor professor...". E lá o conseguimos meter dentro da carrugaem. Por acaso, até estava a ser um pedacinho injusto. Mas com aquela coragem camiliana que levarei comigo para sempre.

 

Tenho o privilégio de ser por ele marcado como aluno aos 17 anos. E ainda guardo aí o último livro que ele ofereceu ao puto, já doutorado, com aquele saber de 2 000 alunos, ele que bem sabia ser eu um rapazito: "ao meu querido colega". De outros, e muitos, profes, não reza a minha história. Deste, até ao fim, "per omnnia saecula..."

publicado por José Adelino Maltez às 11:32

Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

15
16

17
19
20
22
23

25
26



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Biografia
Bem mais de meio século de vida; quarenta e dois anos de universidade pública portuguesa; outros tantos de escrita pública no combate de ideias; professor há mais de trinta e cinco e tal; expulso da universidade como estudante; processado como catedrático pelo exercício da palavra em jornais e blogues. Ainda espera que neste reino por cumprir se restaure a república
Invocação
Como dizia mestre Herculano, ao definir o essencial de um liberal: "Há uma cousa em que supponho que ate os meus mais entranhaveis inimigos me fazem justiça; e é que não costumo calar nem attenuar as proprias opiniões onde e quando, por dever moral ou juridico, tenho de manifestá-las"......
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO